quarta-feira, abril 27, 2005

TÓSSAN

Vários amigos teem-me perguntado onde é que eu fui desencantar os poemas de Tóssan que aqui puliquei há dias. De facto, Tossan é mais conhecido como ilustrador ( embora muita gente não saiba que o símbolo da Universidade do Algarve é da sua autoria ) e até divulgador da obra do Poeta António Aleixo. No entanto, ele foi muito mais coisas na vida.Foi Pintor, com muitas exposições ralizadas em várias Galerias e na Sociedade Nacional de Belas Artes. Fez retratos de escritores e poetas de nomeada. Foi um dos fundadores do «Diário de Lisboa Juvenil».Foi caricaturista,Decorador, Vitralista, fez cartazes, capas de discos etc. etc.
A acrescentar a esta resumida biografia, Tóssan também escrevia Poemas e Prosa, digo eu,com imensa graça.
O Actor Mário Viegas, grande amigo de Tóssan, juntou num Documento em 1992, poemas e textos de prosa inéditos, com comentários seus, para um espectáculo que representou a solo, nesse ano, e que se chamava Tótó. Vou aqui respigar algumas palavras do Mário Viegas:
«Tóssan , podia ter sido o maior Actor Cómico (o A e C são de M. V.) da segunda metade deste século(xx).Mas não o quiz: Timidez, Saúde, Humildade.»
«Extraordinário conversador e contador e inventor de histórias, estava-se um serão, em que ele era o Rei!!! Sem cansar!!!»
«A cerimoniosa R.T.P. (por acaso), não apagou a sua intervenção no ZIP-ZIP, o famoso programa de 1969, a dizer «O Futebol», que até está num disco, sobre o ZIP-ZIP.»
«A última vez que o vi, foi nas cozinhas da Casa da Embaixada do Brasil, a fazer rir os empregados todos do cocktail, que passou (claro) para a cozinha até ás tantas !!!»
Obrigado Mário Viegas! Este precioso Documento, que pessoa amiga, infelizmente já falecida, me fez chegar uma cópia, é também uma verdadeira obra prima. Só para ficar registado o Documento intitula-se: «TÓSSAN - mais de cem textos inéditos de antónio dos santos tóssan - com desenhos do autor». Em rodapé « Homenagem de Mário Viegas».

9 Comments:

At 10:03 da tarde, Blogger LG said...

Como não sei emendar erros ortográficos, ressalvo a palavra «têm-me» que obviamente não se escreve como eu distraidamente escrevi.

 
At 12:27 da manhã, Blogger HFR said...

Luís: no menu de edição em vez de "create" clicas no "edit". Aparecem-te os últimos posts e aí clicas sobre o post que queres emendar. Surge a caixa de texto do post e podes emendar os erros de teclado. Depois clicas no "publish". Helder.

 
At 1:38 da manhã, Blogger LG said...

Obrigado.Como sabes ando a aprender o ofício e como tal a aprendizagem vai-se fazendo pouco a pouco.

 
At 3:59 da tarde, Blogger HFR said...

Passos lentos mas seguros, assim é que é.

 
At 12:51 da manhã, Blogger Antonio said...

De fcto Tossan, aqui no Norte não é tão conhecido como o é no Algarve. Foi de facto um dos divulgadores descobridores da portentosa obra de António Aleixo.
Tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente em 1969, em plena campanha eleitoral, quando veio a Braga para dizer varios poemas, entre eles o famoso "Ode ao Futebol" um poema que é uma autentica pintura social cheia de humor.

 
At 12:17 da manhã, Blogger flowe said...

gostaria de saber se sabe de algum livro sobre o tossan

 
At 5:57 da tarde, Blogger Manuela Baptista said...

Eu tenhop o prazer de dizer com muito sucesso o magnífico poema de TOSSAN "Ode ao Futebol"
em tertúlias de poesia informais, pois não sou artista!

Mas ADORO dizer este poema.
Manuela Baptista

 
At 9:47 da tarde, Blogger MLS said...

Conheci muito bem o Tóssan e fui grande admiradora sua.
Era amigo dos meus pais e muitas vezes convivi com ele em nossa casa.
Eram sempre momentos de muitos sorrisos e risos.
Pena ser tão pouco conhecido.
Fico comovida com a honagem que lhe faz. Bem haja!
Margarida Laginha

 
At 1:26 da manhã, Blogger Manuela Baptista said...

Não sei se teve oportunidade de ver a homenagem que prestei ao Tossan no Got Talent Portugal 2016 declamando o seu poema Ode ao Futebol que fez o público e o júri delirar Fiquei felizz por isso
Saudações poéticas de
Manuela Baptista

 

Enviar um comentário

<< Home