quarta-feira, maio 04, 2005

ENTÃO VAMOS LÁ À QUESTÃO DOS LIVROS

Em reposta ao desfio do Hélder e em estrita obediência a Zeus, vamos ao que interessa.
Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro querias ser?
Hesitei entre o Épico de Camões « Os Lusíadas » e a «Mensagem » de Fernando Pessoa. Optei por esta última obra porque é mais fácil de memorizar.
Já alguma vez ficaste apanhadinho por um personagem de ficção?
Não é muito o meu estilo, no entanto admito que logo a seguir à escola primária tinha um fraquinho pelo Major Alvega, embora também gostasse do Búfalo Bill, do Texas Jack,do Tarzan e mais alguns personagens famosos que entretanto desapareceram da minha convivência. Acho até que foi o Major que me influenciou a ir tirar o curso de Piloto Aviador, para o qual não tinha a mínima vocação.
Qual foi o último livro que compraste ?
Primeiro, um desabafo : gasto um dinheirão em livros. Digo os últimos três porque foram comprados mais ou menos na mesma altura:«Cartas de Portugal de Costigan (1778 -1779 )», «Portugal - A Côrte e o país nos anos de 1765 a 1767» de José Gorani, estes dois num alfarrabista, e «Crónicas Militares e Políticas da II Guerra Mundial» de Humberto Delgado.
Qual foi o último(s) livro(s) que leste ?
Segundo desabafo : leio sempre muitos livros ao mesmo tempo. Li «o baile do turismo - turismo e propaganda no estado novo» de Ema Claúdia Pires, «O Enigma de Zulmira» de Vasco Graça Moura, uma série de obras sobre Memórias da gente do teatro, porque precisei, (Recordações do teatro de Sousa Bastos(1947),Memórias de Chaby (1938), À lareira do passado de Eduardo Schwalbach (1944) e outo sobre a actriz Angela Pinto (1860-1925), para não falar de revistas e folhetos).
Que livro estás a ler?
Tendo presente o desabafo anterior, ando a ler« Memória das minhas putas tristes» do Gabriel Garcia Márquez ( não estou a achar nada de especial), ando a consultar livros sobre a segunda guerra mundial porque estou a preparar um curso livre sobre « O Algarve no contexto da II Guerra mundial» para além de ter de preparar o tema do Racionamento, ando a consultar documentação sobre as Campanhas de dinamização porque tenho um compromisso com o Hélder Raimundo e a recolher bibliografia sobre o Terramoto de 1755 no Algarve ( vai fazer 250 anos) .
Que livros levarias para uma ilha deserta?
A obra completa de Manuel Teixeira Gomes de que tenho muitas primeiras edições, para ler e reler e certamente aumentar as minhas saudades do Algarve.
A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
Esta parte é a mais complicada porque sou um iniciado na matéria, não conheço pessoalmente a maioria das pessoas que andam, como eu nesta vida, e por outro lado não domino as potencialidades da informática. Vou indicar as pessoas, citando os blogs naturalmente, que eu com regularidade visito, na esperança de que elas eventualmente leiam este meu desafio. Em primeiro lugar a Folha d'Alte (aliás devo dizer que já consultei na sua totalidade a Folha de Alte, a antiga, do Graça Mira), o Faroeste ( penso que será de Faro) e o Algarve 1 , que julgo ser escrito por jovens de Loulé ( avance o que estiver de serviço).



1 Comments:

At 8:00 da tarde, Blogger Folha d'Alte said...

Obrigado pela refêrencia à folhad'alte. Vamos continuar a fazer dos blogues uma plataforma livre de discussão é para isso que cá estamos. Obrigado

jc

 

Enviar um comentário

<< Home