terça-feira, junho 21, 2005


FOTO HISTORICA. NOS ANOS 50 DO SECULO VINTE, O PROF. MANUEL VIEGAS GUERREIRO REALIZOU UMA VISITA DE ESTUDO AO INTERIOR DO CONCELHO DE LOULE, QUE CHAMOU �UMA EXCURSAO A SERRA DO ALGARVE�, PUBLICADO EM SEPARATA DA VOZ DE LOULE NESSA ALTURA E MAIS TARDE PELA JUNTA DE FREGUESIA DE QUERENCA.TRABALHO MUITO INTERESSANTE, DE CARIZ ETNOGRAFICO, DAS PESSOAS, DOS COSTUMES, HABITOS E CARACTERISTICS DOS LUGARES VISITADOS : CORCITOS,CABACA,BARRIGOES, SARNADINHA,MONTINHO, CORTE FIDALGO, SITIO DAS EGUAS, SOBREIRA, MONTE DE ALGANDURO E AMEIXEIRINHA. HOJE PRATICAMENTE NAO HA VIVALMA NESTES SITIOS, PARA ALEM DA PAISAGEM SER DESOLADORA POR VIA DOS INCENDIOS E DA ACCAO (OU INACCAO) DOS HOMENS. Posted by Hello

2 Comments:

At 10:42 da manhã, Blogger LG said...

Na foto,da esq para a direita, estão o Guia Joaquim Boicinha, « parente por afinididade», o macho, e o Prof. Manuel Viegas Guerreiro.Numa alusão à história popular do velho, a criança e o burro, escreveu o Professor: «Ambos a pé, um ou outro a cavalo, e nunca o macho ás costas, como o burro da fábula, que a estes sítios ermos não chegam as vozes do mundo ...»

 
At 12:15 da tarde, Blogger HFR said...

Quando, por volta de 1980, iniciei os meus estudos e as minhas recolhas de etnografia, um dos meus mestres foi Manuel Viegas Guerreiro. Aliás este pequeno livro de que o Luís fala, useio-o na minha tese de licenciatura porque é um verdadeiro manual de como fazer etnografia. Dele retiro uma pequena frase que é paradigmática da sua visão de "serra": «Serra braba lhe chamam, para a distinguir da serra chã, que se lhe segue, para o norte, menos pincre e mais andaimosa, isto é, de pendor mais suave. Braba para as gentes que não conhecem outra braveza e têm diante de si dois tipos distintos de relevo».

 

Enviar um comentário

<< Home