quinta-feira, julho 28, 2005

PROFISSÕES DESAPARECIDAS

« Grande parte da sua vida de rapaz solteiro foi dedicada a mandador de bailes, estendendo essa activdade a S. Brás de Alportel, Salir e Alte, Tor, onde se demorava semanas inteiras, com reportório de sua autoria. Foi assim que uma vez, encontrando-se em Clareanes com o exímio mandador Francisco Guerreiro Pereira, daquela localidade, lhe tomou o comando logo no primeiro verso em que o Pereira ficou:
´´À luz daquela candeia``
À luz daquela candeia,
Se falou meu casamento
Ó candeia, não te apagues,
Que eu quero-te mijar dentro! »
Da biografia do Poeta popular de Querença Francisco Martins Farias (1861 - 1930).

10 Comments:

At 3:56 da tarde, Blogger HFR said...

Ora aqui está um dado que interessa à minha investigação sobre o Grupo Folclórico de Alte. Vamos ver se encontramos referências - na tradição oral ou na imprensa local - à presença do poeta Farias, a mandar bailes em Alte.

 
At 4:12 da tarde, Blogger LG said...

Hélder: O Poeta Francisco Martins Farias morreu em 1930, portanto antes da formação do Rancho Folclórico de Alte (1938). Não sei se existe alguma relação ou qualquer influência. Nestes tempos havia muitos mandadores de bailes, pessoas com muita graça,grande capacidade de improvisação e muita malícia ; basta falares com as pessoas mais antigas que elas lembram-se dos nomes de alguns.

 
At 4:27 da tarde, Blogger HFR said...

Luis: no estudo do GFA interessa-me também os anos precedentes, como é claro, sobretudo os anos da germinação da república até ao aparecimento do Grupo (1910-1938). Muitos nomes já surgiram, na pesquisa documental e nas muitas entrevistas que já realizei na aldeia. O nome do poeta popular Farias nunca surgiu, mas ao invés sabemos de uma mulher mandadora - não oficial - a Henriqueta Machado, uma pérola para eu abordar as questões do género no "folclore", de imagética, quase, masculina.
Nota: como prova do interesse é ler a minha crónica no barlavento de hoje [está no "Contrasenso"].

 
At 6:14 da tarde, Blogger LG said...

Acabo de ler no Barlavento que recebi em casa.Tá bom.Nunca me debrucei muito sobre o Centro Escolar e Republicano de Alte, mas gostava de saber mais coisas sobre este Centro. Como sabes Loulé teve vários centros republicanos.

 
At 10:42 da tarde, Blogger Clitie said...

Tens aqui um belo blog, parabéns!
Passarei por cá mais vezes.

Fica bem.

 
At 10:46 da tarde, Blogger Clitie said...

Esqueci-me de dizer que sou a Clitie do vidaemonologo.blog.pt e estive no almoço hoje.

 
At 11:19 da tarde, Blogger LG said...

obrigado, clitie, pelos comentários.

 
At 6:01 da tarde, Blogger Der@ said...

Caro amigo, se não der muito mau geito eu vou linkar este estupendo blog ao meu (ainda humilde). Obrigado pelos inspirados posts.

 
At 6:46 da tarde, Blogger LG said...

Céline: eu é que agradeço.O Repleto já consta nos meus favoritos.

 
At 4:18 da tarde, Blogger Casas Mosurb said...

www.folhadalte.com

Tem lá algumas informações uteis sobre este tema

 

Enviar um comentário

<< Home