segunda-feira, Abril 17, 2006

Padre Nosso Pequenino

Quando eu era pequeno vivia com uma avó que era extremamente religiosa.Tinha um altar no quarto, com vários santinhos, santinhas e pais -do-céu,( muitas destas figuras são hoje peças decorativas de algum valor artístico para mim),onde rezava várias vezes vezes ao dia e sempre antes de deitar. Aos netos tentou incutir esta atitude de vida, embora sem sucesso, nenhum deles segue ou pratica a religião católica ou outra. Ensinou-nos as orações todas, que diga-se em abono da verdade, só uma eu consegui memorizar até hoje: o Padre Nosso Pequenino.Vou aqui registá-lo, embora eu já tenha ouvido versões ligeiramente diferentes da minha.
Padre Nosso Pequenino
Dá-lhe a chave do Menino
Quem a tem ,quem a teria
São Pedro, Santa Maria
Cruz em monte, cruz em fonte
Que o pecado não me encontre
Nem de dia ,nem de noite
Nem ao pepino do meio dia
Já os galos pretos cantam
Já os anjos se levantam
Já o Senhor subiu à cruz
Que a minh'alma tenha luz
Para sempre
Ámen Jesus

4 Comments:

At 6:15 da tarde, Blogger HFR said...

Das muitas versões que recolhi no Algarve, deixo uma sistemática (apenas por razões lógicas desta entrada, porque do ponto de vista científico seria um sacrilégio, perceba-se):

Padre Nosso Pequenino
Tem a chave do Deus Menino
Quem na deu ,quem na daria
São Pedro e Santa Maria.

Cruz em monte, cruz em fonte
Que o pecado não me encontre
Nem de dia ,nem de noite
Nem ao pino do meio dia.

Já os galos pretos cantam
Já os anjos se levantam
Já o Senhor subiu à cruz
Para sempre Ámen Jesus.
*
Abraço gnóstico do Helder.

 
At 10:31 da tarde, Blogger LG said...

Dá para ver que a versão é a mesma, com pequenas variantes ao nível dos vocábulos, que muito provavelmente derivaram da transmissão oral.

 
At 7:40 da manhã, Blogger Camis said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 7:42 da manhã, Blogger Camis said...

Ola esta versão eu aprendi com minha vó no interior de SP

Padre Nosso Pequenino
Sua chave é divina
Quem te deu quem te daria foi
São Pedro, Santa Maria
Cruz em monte, cruz em fonte
Que o demonio não me encontre
Nem de noite nem de dia
Nem ao sol do meio dia
Quando os galos cantam
Quando os anjos se levantam
Jesus subiu à cruz
Para sempre
Ámen Jesus

 

Enviar um comentário

<< Home